MANUAL DE BOAS PRÁTICASPARA OS EMPREGADORES
Parabéns!
Você acaba de contratar um jovem talento vindo das periferias e de contribuir para o desenvolvimento do mercado publicitário como um ambiente mais diverso e inclusivo. Essa oportunidade que você acaba de oferecer para este jovem irá transformar não apenas a vida profissional dele, mas irá melhorar as condições de vida de sua família, complementar seu crescimento acadêmico e contribuir para que sua empresa cresça criativamente e socialmente. Como aprendemos com nossos mentores e hoje levamos como missão no PerifaLions, inclusão não é apenas convidar para o baile, mas sim chamar para dançar. Isso significa que além de contratar talentos periféricos é importante que você e sua empresa desenvolvam algumas posturas que irão ajudar durante o processo de adaptação do novo funcionário e no amadurecimento das equipes com quem ele irá trabalhar. Por isso, preparamos algumas dicas especiais para o acolhimento e desenvolvimento de seu novo contratado.
O que esperar do seu novo contratado
- Nossos talentos são da periferia, não de outro planeta. Apesar de muitos serem provenientes de situações de vulnerabilidade social extrema, eles também têm muito a acrescentar. Suas vivências podem contribuir com soluções criativas para os jobs que você desenvolve. Dê oportunidade para que suas ideias sejam ouvidas e para que suas habilidades sejam desenvolvidas.
- Acolher no ambiente de trabalho vai além do horário de trabalho. É importante que você conheça a situação do seu contratado além do período que ele está com você. Caso as atividades de sua empresa estejam ocorrendo presencialmente, converse com ele para saber quanto tempo demora para se locomover de casa até o escritório. Pergunte quantas conduções ele precisa pegar para chegar. Além disso, procure saber como ele está passando seu período de almoço, se ele precisa de algum ambiente para esquentar uma refeição que trouxe de casa. É possível que sua empresa já possua um espaço como este, mas pode ser que ele fique acanhado para perguntar. Ou então, pergunte se ele tem condições para almoçar em algum restaurante da região, caso ainda não tenha recebido o VR. Aliás, muitos deles utilizam o VR para complementar a renda familiar e pode ser que ele acabe antes do final do mês. Algumas dicas sobre como utilizar este recurso irão ajudá-lo bastante. Atentar para estes pontos que vão além do horário de trabalho vai facilitar o acolhimento do seu novo talento.
- Cada ambiente de trabalho é um ambiente de trabalho. Se sua empresa trabalha no sistema home office, você nunca terá um escritório igual ao outro. Isso quer dizer que cada casa onde há um funcionário seu trabalhando possui uma configuração diferente. Isso fica mais acentuado quando falamos em periferias. Pode ser que o único lugar da casa onde o jovem talento possa trabalhar seja na sala, onde a família dele passa o dia e realiza suas atividades domésticas. Pergunte para ele sobre o ambiente onde ele trabalhará de casa. Além do computador, forneça uma cadeira confortável ou, até mesmo, uma mesa adequada. Ah, pergunte como é a internet na casa dele. Em muitas regiões não existe fibra óptica e a internet disponível pode ser um pouco lenta. Isso irá ajudar você a organizar melhor os cronogramas de entregas de sua equipe.
O que se espera de um empregador
- Você precisa ensinar. O estágio é uma das partes mais fundamentais da formação de um aluno. Este é o momento em que os alunos colocarão em prática tudo que aprenderam em sala de aula. Esta também é a hora em que eles aprenderão com você o que há de mais inovador e efetivo no mercado de comunicação. Valorize seu papel como formador profissional.
- Corrija os erros. Faz parte da vida errar e é provável que seu novo contratado cometa alguns. Por isso, desenvolva nas equipes que trabalharão com o ele duas práticas:
- a) Defina claramente o que se espera. Quanto mais claro você for na atribuição e na tarefa a ser desenvolvida, haverá menos margem para erros, refações e consequentemente, frustrações. Ao passar uma atividade, confirme com ele que compreendeu o que precisa ser feito e em quanto tempo aquilo deverá ser entregue.
- b) Ofereça feedbacks construtivos. Caso haja algum erro, deslize, falha, desacerto, imperfeição, discrepância, inexatidão ou descuido na entrega feita pelo estagiário, esta é uma ótima oportunidade para um feedback construtivo. Este é um momento em que você pode apontar de maneira clara os pontos em que o trabalho dele deixou a desejar. Mas não para por aí. Também é a hora de você explicar como o pedido poderia ter sido feito dentro das suas expectativas e das necessidades do job. Feedbacks não devem ser momentos para colocar o funcionário para baixo, mas sim oportunidades para que ele cresça profissionalmente. Lembre-se que talvez ele não tenha dito as mesmas oportunidades de aprendizado e cursos extras que você, mas está com muita vontade de aprender, e rápido.
- Valorize as conquistas. Cada contribuição relevante, cada tarefa importante bem realizada, cada entrega feita com excelência deve ser valorizada. Não é que a cada boa ação do funcionário ele deva receber uma salva de palmas. Um pequeno email apontando suas contribuições ou uma frase durante uma reunião da equipe, reconhecendo seu papel durante a realização de um job, irão demonstrar a ele o padrão de desempenho que se espera dele e uma motivação para sempre estar à altura das expectativas do time que faz parte. Além disso, também irá contribuir para a sensação de pertencimento a equipe, e isso faz toda a diferença.
- Você não está formando apenas os profissionais do futuro, mas profissionais para o futuro. As mudanças que pretendemos para nosso mercado começam com as atitudes diárias que temos com nossos funcionários. Inclusive com os estagiários. Mais do que formar profissionais com técnica e conhecimento, você pode preparar líderes com propósito e valores. Esta é sua verdadeira contribuição para o futuro de um mercado mais justo, inclusivo e próspero.